31.3.08

Multimédia em grande na Web

A reportagem multimédia, uma das áreas mais interessantes e exigentes do ciberjornalismo, soma e segue em paragens (sobretudo, EUA) onde se aposta a sério neste tipo de trabalhos.

Recentemente, a National Press Photographers Association premiou, na categoria de melhor "pacote multimédia", três reportagens que vale mesmo a pena explorar:


Apesar de os prémios serem de «fotojornalistas para fotojornalistas», há neste trabalhos, a par das excelentes fotos, áudio e vídeo, infografia, interactividade. Não haja confusão: reportagens destas só são possíveis no ambiente hipermédia da Web.

Embora bem mais simples, outros projectos multimédia recentes merecem ser vistos. É o caso de The Last Word: Dith Pran. O New York Times produziu vídeo, fotografia e áudio sobre o este fotojornalista cambojano, que testemunhou o horror ditatorial de Pol Pot, no Camboja dos anos 70.

Pran morreu ontem. A sua história foi contada num filme (marcante, fica-nos na retina por muito tempo) de Roland Joffé, Terra Sangrenta (The Killing Fields), de 1984:

Sem comentários:

Enviar um comentário