7.11.05

Canais do Porto

Após o trauma NTV, o Porto parece disposto a sair do buraco negro audiovisual em que se encontra metido desde então. Dois projectos perfilam-se no horizonte: a Invicta TV, a emitir na TVTel, e o Porto Canal, na TV Cabo.

A cidade e a área metropolitana respectiva precisam, com toda a urgência, destes projectos, de modo a contrabalançar a perversa macrocefalia televisiva do país. A ausência de um canal de televisão regional é um claro sinal de subdesenvolvimento social e económico da região, que ainda recentemente perdeu um jornal centenário, O Comércio do Porto. Com o falhanço da NTV, o Porto passou a si próprio um atestado de incompetência e menoridade. Urge, portanto, recuperar.

Acresce que estes projectos podem potenciar actividades económicas paralelas ou complementares e, simultaneamente, dinamizar o mercado de emprego na área da comunicação e do jornalismo. Mas, para já, falta informação concreta quanto aos conteúdos, quer programativos, quer informativos. Isto é, falta os canais dizerem ao que vêm.


A ler:
TV Cabo adora o Porto
Invicta TV emite nos "próximos dias"

2 comentários:

  1. Como edtudante do curso de jornalismo aplaudo este tipo de enpreendorismo mas pergunto-me se serão estas propostas validas? Estarão de facto, os responsaveis, apostados em criar um projecto valido, explorando tudo o que o jornalismo nos pode oferecer, ou estarão a criar uma bandeira regional e por consequencia limitada á partida? De repente muitas questões me surgem mas estas á partida.
    Boas reflexões.

    ResponderEliminar
  2. Paulo,

    Vamos esperar para ver. Sobretudo, para ver que espaço darão estes canais à informação e ao (bom) jornalismo...

    ResponderEliminar