30.9.06

De leituras: notícias online

Há muitas e boas razões para ler o livro Online News: Journalism and the Internet, mas a profundidade da reflexão feita pelo próprio autor não é uma delas.

São poucos os parágrafos do livro em que Stuart Allan disserta, na primeira pessoa, sobre as questões abordadas. A obra, no entanto, é largamente compensada pela documentação exaustiva utilizada e pela chamada à discussão de uma plêiade de autores e de profissionais dos média que tornam esta leitura obrigatória para quem se interessa pelo mundo das notícias no ciberespaço e o seu impacto no campo do jornalismo.

Da ascenção das notícias online, que muito cresceram sob o impulso de acontecimentos de grande impacto global (11 de Setembro, atentados em Madrid e Londres, invasão do Iraque, furacão Katrina, etc.), ao nascimento e afirmação do bloguismo, do jornalismo participativo e o dos cidadãos, Allan, professor de media e jornalismo na universidade West of England, Bristol, percorre a história recente e ajuda-nos a cimentar o conhecimento nesta área. Leitura recomendada, portanto.


Outras leituras:
Nós, os Media, de Dan Gillmor
Online Journalism: A Critical Primer, de Jim Hall
Digital Journalism: Emerging Media and Changing Horizons of Journalism, de Kevin Kawamoto (ed.)
Web Journalism: Practice and Promise of a New Medium, de James Glen Stovall

Sem comentários:

Enviar um comentário