27.10.06

Que se passa no Porto?

Se aplicarmos o critério da visibilidade noticiosa do Porto nos principais jornais portugueses, o Porto está morto.

O Porto, cidade e Área Metropolitana, está em morte lenta no Público. Moribundo no DN. Definhando no Expresso. Não existe no Sol. O Correio da Manhã tem mais em que pensar. O 24 Horas é para esquecer.

Só o JN, que tem sofrido na pele das suas páginas sérias queimaduras provocadas pela(o) capital, lá vai aguentando as suas páginas do Grande Porto. Um milagre.

Que se passa? É o péssimo feitio e estreiteza de vistas de Rui Rio? É a sujidade do rio Douro que afugenta as empresas, os "cérebros", os artistas, investidores, as elites, e as entrega nos braços da Quinta da Marinha? É a cidade histórica a cair de podre que deprime o pulsar da urbe? São as crateras lunares das ruas que dão cabo dos Jaguares?

Ou, então: será que no Porto não se passa mesmo nada?

2 comentários:

  1. Caro Professor Helder Bastos
    Concordo plenamente com a sua opinião sobre a morte lenta da cidade do Porto nos chamados "jornais" deste país. No entanto, não há razões para desanimar, pois o Newsweak-Porto, a nova imagem do jornalismo português, vai dedicar especial atenção à nossa invicta cidade.
    Por favor visite o nosso weblog www.newsweakporto.blogspot.com e se achar pertinente coloque sugestões ou comentários.
    Um muito obrigado por parte da staff.

    ResponderEliminar
  2. Hélder,
    sem retirar razão ao que escreves gostava de chamar a tua atenção para algo que passou completamente despercebido (e compreenderás que eu próprio não possa fazer nada para dar publicidade a isso...): pela primeira vez na história do Porto, as três rádios «nacionais» (ponho nacionais entre aspas por causa da TSF...) têm noticiários nacionais a partir daqui; a TSF no horário nobre da manhã; a RR e a A1 ao almoço.

    ResponderEliminar