11.4.09

"Obesidade" a mais, jornalismo a menos

Os textos contra as marés são sempre estimulantes, sobretudo quando não concordamos com eles. Não é o caso, no entanto, do texto que Eduardo Cintra Torres assina no Público (P2) de hoje e cuja leitura recomendo a toda a gente que se interessa, verdadeiramente, por comunicação e por jornalismo.

Em "A obesidade informativa e a luta pelo jornalismo", Cintra Torres escreve sobre algumas questões muito interessantes, tais como a «obesidade informativa» («A nossa época é a da obesidade informativa. Os indivíduos são sujeitos, ou sujeitam-se, por vontade própria, a demasiada informação»), as «mensagens inúteis de Twitters e de outras redes sociais anti-sociais», e a confusão que hoje reina entre informação (demasiada) e o jornalismo (cada vez mais raro).

O crítico lembra o que muito boa gente faz por esquecer: «Porque uma sociedade sem jornalismo independente, só com informação desenfreada, será uma sociedade infernal, com os poderes em roda livre e os cidadãos submersos num mar revolto de mentiras ou verdades inúteis para os enganarem, não só no espaço mediático, como na vida.»

Um bom ponto de partida para uma boa discussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário