14.6.11

Ciberjornalistas em Portugal

Acaba de ser publicado o meu livro Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética.

Nesta obra defende-se a tese de que as práticas, os papéis e mesmo os questionamentos de ordem ética dos ciberjornalistas portugueses se encontram limitados devido a um enquadramento histórico, empresarial, profissional e formativo sobremaneira desfavorável.

No livro são apresentados os resultados de um inquérito a 67 ciberjornalistas portugueses que trabalham em média noticiosos portugueses principais: Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Publico.pt, Diário Digital, Portugal Diário, Expresso, Visão Online, SIC Online, TSF Online, Rádio Renascença, RDP, RTP e TVI.

Os resultados mostram, entre outros aspectos, que os profissionais são sobretudo jovens, formados e sedentários. Ocupam-se predominantemente de texto, cultivam pouco fontes próprias, valorizam a instantaneidade e a credibilização das notícias e passam pouco tempo em contacto com as audiências.


Ciberjornalistas em Portugal
Práticas, papéis e ética
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 240
Editor: Livros Horizonte
ISBN: 978-972-24-1702-0
Colecção: CIMJ/Media e Jornalismo


Livros anteriores:

Bastos, Helder. (2010). Origens e Evolução do Ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros quinze anos (1995-2010). Porto: Edições Afrontamento.

Bastos, Helder. (2000). Jornalismo Electrónico: Internet e reconfiguração de práticas nas redacções. Coimbra: Minerva.

1 comentário: