24.4.06

24 Horas: um jornal gratuito para imprimir

A Web permite hoje a distribuição do jornal convencional através da Internet com o mesmo desenho que é enviado para a rotativa.

Esta realidade está a facilitar o desenvolvimento de uma nova “criatura” jornalística, que conserva intactas as vantagens do diário convencional de papel, incluindo a sua comercialização a baixo preço, mas que incorpora as características do mundo da Web, como a imediatez, a transnacionalidade ou a difusão ilimitada.

Donde, quando até há pouco anos havia uma única "criatura" mediática, agora, graças à Web, há três produtos distintos e complementares: o diário convencional impresso, a versão digital e o jornal que se comercializa na rede para imprimir em casa (em formato PDF, por exemplo) ou ler no ecrã, com a vantagem acrescida dos motores de busca, a edição de textos e a possibilidade de agregar hiperligações.

«A impressão doméstica de jornais e a difusão através da rede de formatos jornalísticos idênticos aos que se distribuem em papel abrem uma nova via cheia de esperanças para os editores de diários», consideram David Valcarce e Álvarez Marcos, autores do livro Ciberperiodismo.

Provando estar atento ao devir inelutável da rede, o diário espanhol El País acaba de lançar um jornal gratuito, "actualizado a cada minuto", em formato PDF. Chama-se 24 Horas e pode ser personalizado a partir de cinco edições disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário