4.5.06

Sol à vista

Primeira nota: Sol não é nome que se dê a um jornal que quer vir a concorrer com o Expresso. Sol é a palavra portuguesa para Sun, um tablóide inglês meio rasca que vende mais de quatro milhões de cópias por dia. Sol evoca clube de férias, agência de viagens, remédio vitamínico (lembra-me logo o Tonosol) ou jardim infantil.

Segunda nota: José António Saraiva promete «um jornal como nunca se viu». Era bom que assim fosse, pois os jornais portugueses no activo estão sem cartuchos para queimar. Mas, pelo que se viu na apresentação, o jornal é muito a cara do Expresso. Teremos mais do mesmo com embrulho novo?

Terceira nota: mal ou bem, é excelente que o Expresso tenha concorrência directa à porta. Quando há concorrência, o pó começa a esvoaçar por cima da cabeça dos muitos jornalistas instalados nas suas rotinas de fábrica de embalagem de notícias.

Quarta nota: o exíguo mercado de emprego vai mexer um bocadinho. Isso, é óptimo.

A ler:
Novo semanário 'Sol' quer fazer sombra ao 'Expresso'

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