12.12.06

A imprensa digital que se segue

A edição de 2007 do Livro Branco da Imprensa Diária espanhola foi apresentada, ontem, em Madrid. O professor universitário Ramón Salaverría escreveu um dos capítulos. Logo a abrir, faz uma síntese, com a qual concordo inteiramente, dos tempos que correm:

«Os diários aproximam-se da mudança mais importante da sua história: o momento em que o papel, acossado por novas formas de consumo informativo de uma nova geração de leitores, deverá dar o lugar ao suporte digital. Isto não significará necessariamente que os diários de papel desapareçam, mas sim que percam a sua actual hegemonia editorial e publicitária a favor de novas modalidades de publicação digital difundidas através da Internet e de outras redes móveis. Em consequência, poucas questões são tão prioritárias para os diários como preparar-se adequadamente para essa mudança de modelo. Apesar disso, cumprida já mais de uma década desde que os primeiros jornais irromperam na Internet, os diários titubeiam ainda na hora de encarar as suas operações editoriais na rede.»

Os directores dos jornais portugueses, e não só, talvez não perdessem nada se, nos próximos tempos, pusessem este Livro Branco no topo das prioridades de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário