22.3.07

JPN no caminho da Web 2.0

Enquanto o ciberjornalismo em Portugal lá vai prosseguindo o seu caminho em marcha lenta meia parada, no mundo universitário vão surgindo algumas experiências e inovações estimulantes.

É o caso do JornalismoPortoNet, o ciberjornal do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, onde lecciono. Ontem, o JPN estreou um novo design e novas funcionalidades: vídeos, sons e fotografias podem agora ser incluídos dentro de uma mesma peça, numa lógica de integração multimédia.

O "novo" JPN, coordenado pelo meu colega Fernando Zamith, aproveita também algumas modalidades da Web 2.0. O utilizador passa a ter a possibilidade de dar notas às notícias, bem como de partilhá-las, através de ferramentas como o Domelhor, Newsvine e Del.icio.us. Cada notícia terá marcadores (tags), o que permite o agrupamento de artigos sobre determinado tema e não apenas por secção.

Alguns responsáveis de órgãos de comunicação social queixam-se, aqui e ali, da falta de ligação entre o mundo empresarial e o mundo académico ligado à comunicação e ao jornalismo. É tempo de se lembrarem que também têm a ganhar se estiverem mais atentos ao que se vai experimentando e desenvolvendo nas universidades. Quanto mais não seja porque o conceito de "investigação e desenvolvimento" continua, em geral, a ser estranho ao vocabulário das empresas jornalísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário