Muitos cidadãos por esse mundo fora acham que os média mainstream passam ao lado das suas realidades mais próximas e imediatas: a minha cidade, a minha freguesia, o meu bairro. Vai daí, alguns metem mãos à obra e criam sites, nomeadamente blogues, onde tratam de colmatar "jornalisticamente" essas lacunas. Chamam-lhe "jornalismo hiperlocal".
Jornais mais atentos já perceberam o enorme potencial desta hiperlocalidade. E estão a tratar de se porem em dia. Veja-se os casos recentes do gigante Chicago Tribune (desde sempre atento e inovador no que ao ciberjornalismo diz respeito) e do Dallas Morning News: criaram espaços nos seus ciberjornais para os leitores fazerem "jornalismo hiperlocal". O TribLocal.com, no primeiro caso, e o NeighborsGo, no segundo.
O termo "hiperlocal" é cada vez mais usado para definir a cobertura noticiosa de acontecimentos que têm lugar ao nível das comunidades e que são em geral ignorados pelos grandes órgãos de comunicação social. Mais uma tendência a seguir com atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário