29.5.09

Sem tempo para pensar

O título do livro é suficientemente estimulante para nos despertar a curiosidade: No Time to Think: The Menace of Media Speed and the 24-Hour News Cycle. Como todos os livros que se metem com os média e com os jornalistas, está a dar grande polémica nos EUA. E ainda bem.

A tese dos autores, dois norte-americanos, Charles Feldman e Howard Rosenberg (este já ganhou um prémio Pulitzer), pode não ser nova, mas não peca por falta de pontaria: os média estão a andar cada vez mais depressa e não conseguem parar para pensar no que estão a fazer.

Feldman e Rosenberg, ambos jornalistas veteranos, apontam factores, resumidos por Elisabete de Sá, no Jornal de Negócios, de agravamento do estado de coisas, no qual as tecnologias desempenham também o seu papel:

  • a velocidade crescente com que os média processam informação
  • a voracidade com que correm ao minuto atrás de rumores em blogues e no Twitter e os replicam sem confirmar a autenticidade dos factos
  • a crescente pressão para fazer cada vez mais e mais rápido
  • o sensacionalismo fácil que vende apenas soundbytes a troco de audiências
Tudo isto é conhecido há muito, tem custos pesados para a qualidade e credibilidade do jornalismo, e há muito que é olimpicamente ignorado pela generalidade dos média noticiosos. Por isso, convém que, de vez em quando, haja quem esteja disposto a dizer que o rei, se não vai nu, segue cada vez com menos roupa.


A ler:
É o jornalismo "bang bang: um tiro e já está
Blogue de No Time to Think

Sem comentários:

Enviar um comentário