Robin Sloan e Matt Thompson produziram este filme online, em Flash, para o Museum of Media History. A primeira versão mostrava a «futura história dos media» até 2014. A que se pode ver neste vídeo vai até 2015. Como estará o Google nessa altura? O New York Times ainda existirá em papel? Um interessante exercício de prospectiva, em 8 minutos.
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É uma perspectiva interessante. A evolução das ferramentas da Internet aumenta de velocidade a cada dia e torna-se cada vez mais fácil publicar informação. Sem dúvida que é uma mais valia para todos, até para o jornalista. Vejamos: qualquer pessoa pode enviar uma foto que tirou com o telemóvel e publicar na Internet; qualquer pessoa pode criar um blogue transmitindo informação; qualquer uma pode comentar um blogue; no entanto, nem todos temos Internet ou um computador pessoal, além disso, quem vai confrontar a informação de determinada fonte para saber o outro ponto de vista, aquele que não estava na web, ou acessível sem uma investigação mais aprofundada? É este o papel dos jornalistas que nenhuma máquina ou programa consegue substituir. Nem mesmo algumas pessoas sem pelo menos terem alguma formação acerca disso. Porque, uma descoberta no futuro muitas vezes não elimina um conhecimento passado, completa-o. Existe uma expressão bastante interessante “Podemos não ver tanto como um gigante mas aos ombros dele vimos ainda mais longe”, isto para dizer que é preciso entender todo um passado de evolução dos media. Iremos constatar que este novo meio não elimina nada mas sim complementa. Tal como a televisão o fez quando já existia a rádio e se dizia que esta iria desaparecer. Esta é a minha opinião. Gostei de ver o vídeo. Cumprimentos a todos.
ResponderEliminarRodrigo Silva