28.1.07

'Mediamorfose' no Travessias

O meu vestusto blogue generalista, o Travessias, está em plena mediamorfose experimental (o Roger Fidler que me perdoe o exagero...). O texto é cada vez mais acompanhado de fotografia e vídeo, graças à ajuda do YouTube, Google Video e quejandos. Portanto, está a transformar-se num híbrido, algures entre o blogue, o fotoblogue e o videoblogue.

Quando se fala de música ou de cinema, por exemplo, aqueles sites de vídeo têm material fabuloso, recente ou antigo, que pura e simplesmente não "passa" nos nossos canais de televisão. Frank Zappa a gravar em estúdio em 1968? Um excerto do filme Caravaggio, de Derek Jarman? O trailer de Citizen Kane? A Laurie Anderson a contar uma das suas mirabolantes histórias? O Rufus a cantar uma música dos Beatles? O Antony ao vivo num programa de TV em dueto com Boy George? As CocoRosie ao vivo algures nos EUA? Foucault em amena cavaqueira filosófica com Chomsky?

Os canais de televisão tradicionais (generalistas e temáticos, sem excepção) deviam estar mais atentos ao que se está a passar em termos de "televisão" online. Para já, a reacção generalizada parece ser em tudo idêntica à que assistimos em 1995, 1996, quando a Internet começou a instalar-se: desprezo, menorização, desvalorização, etc.. Em geral, os média portugueses estranham muito e entranham pouco. E a muito custo.

1 comentário:

  1. Boa conclusão...eu diria a mesma à qual os jornais portugueses (já para não me alargar a muitos dos restantes europeus) deviam chegar.

    Para quando um Público.pt, JN.pt., Dn.pt e Expresso, entre outros realmente adptados à internet sob o conceito de multimédia total?

    Gosto muito da imprensa papel, mas chegamos a um altura ( e sim já chegamos!) em que os jornais em formato papel estão a morrer sobre a névoa ilusória de modificações de design.

    O caminho augura-se já de alguns ventos dos EUA em que uma boa forma de "remediar" isto é dinamizar o jornal na internet em diálogo com a versão papel.

    Talvez daqui a 40 anos isto aconteça em Portugal.

    Abraço

    ResponderEliminar