17.2.07

As pauladas no DN

Se o DN fosse um animal, a esta hora já estaria morto de tanta pancada levada. Os maus tratos inflingidos nos últimos anos ao título lisboeta deixaram-no com um nível de vendas próximo do paroquial. Nada que não se adivinhasse, tantos os erros cometidos.

O acentuar do desvario, no qual a PT teve um papel nada negligenciável, começou na parte final do "mandato" de Bettencourt Resendes. Os ziguezagues editoriais (um tirinho de referência para aqui, uma piscadela ao popularucho para acolá), fizeram mossa.

Depois, veio a hecatombe de porem um assessor presidencial à frente de um jornal de "referência". O DN deu aí uma machadada brutal no seu nível e envenenou a própria credibilidade. Os directores que seguiram, e que mal tiveram tempo para aquecer a cadeira, herdaram boa parte do presente envenendado por decisões estúpidas e politiqueiras.

O facto de o jornal ter ido parar às mãos de um empresário da bola também não terá abonado grande coisa a favor de uma qualquer reconquista de credibilidade. Ainda assim, Joaquim Oliveira acertou nos nomes para a Direcção, agora demitida em bloco.

Herdeira de um diário comatoso, a equipa liderada por António José Teixeira cometeu um erro estratégico crasso: decidiu apostar quase tudo no reforço da secção de economia, uma área saturada e disputadíssima no mercado. No resto do título, ficou quase tudo na mesma, com a agravante de o jornal se ter acantonado de vez na capital. O Porto e o norte foram praticamente varridos do mapa.

A factura está aí. E devia ser paga por muito boa gente que, nestes anos, se entreteve alegremente a dar facadas no bicho.

Pelos vistos, vem aí mais uma paulada valente, desta vez de cariz... "popular". Golpe de misericórdia?


O DN no Travessias:
O comissariado mata
DN: de mudança em mudança

2 comentários:

  1. Um bixo um dia morre e terá o mesmo "último" destino que "O Comércio do Porto"

    ResponderEliminar
  2. Tem sido de facto doloroso assistir à decadência, para quem o DN fará sempre parte da sua história.

    ResponderEliminar