Steve Outing acha que as filhas dele, na casa dos 20 anos, nunca na vida irão pegar num jornal de papel. Elas, como muitos milhões de jovens por esse mundo fora, estão viciadas nas tecnologias digitais e sentem-se bem com elas.
Por isso, num artigo que escreveu para a Editor & Publisher, Outing diz que os esforços da indústria dos jornais para atrair a juventude estão condenados ao insucesso, uma ideia discutível, mas pertinente.
O problema é que ele é bem capaz de ter razão. Não que os jovens não se interessem por notícias. O que vão é consumir informação de modo diverso, através do telemóvel, do computador e de outros dispositivos digitais online.
Outing perguntou a Robin Sloan, que trabalha na televisão de Al Gore, a Current TV, e é autor do pequeno vídeo EPIC 2015 (que pode ver aqui no Travessias Digitais), como será o consumo das notícias daqui a 5-10 anos. A resposta deixa-nos algumas pistas à consideração:
"I think 'news' just becomes a less distinct category. You don't sit down with a newspaper, or even a news website, or even a super wireless e-paper device, for 10 minutes in the morning to very formally 'get your news.' Rather, you get all sorts of news and information - from the personal to the professional to the political - throughout the day, in little bits and bursts, via many different media. With any luck, in 5-10 years the word 'news' will be sort of confusing: Don't you just mean 'life'?"
Confesso que fiquei confuso. E espero que a consideração projectada por este senhor não se venha a confirmar.
ResponderEliminarCada vez mais o simples português negligencia a informação e mais ainda a informação devidamente contextualizad, investigada e tratada. Com o desaparecimento dos Jornais, essa boa informação corre o risco de se perder para sempre.
O que acontecerá à democracia e ao cidadão?
Abraço
Pedro Sales Dias