9.2.07

Um novo "P", de Público

Já tive oportunidade de folhear, em papel, o "número zero" do "novo" Público, que sai para as bancas na próxima segunda-feira. Primeiras, e breves, impressões:

Boa primeira página. Logótipo atraente, um grande e vermelho "P" de Público. Acertada a decisão de pôr mais texto na capa. É claro que a cor faz toda a diferença no resto. A fotografia ganha espaço, e muito, e bem. Paginação leve, agradável. Aqui e ali, faz lembrar a do... DN. Boa divisão temática no caderno principal. Mas o Editorial vai continuar a ser, erradamente, assinado e confundido com uma coluna de opinião.

O P2, o novo suplemento, parece responder a uma necessidade imperiosa: a da diversificação de assuntos, área em que os jornais continuam a ser, em geral, muito rígidos. Espera-se que o diário reforce aqui o noticiário de cultura, área em que tem vindo a perder gás.

As minhas primeiras impressões sobre a forma do novo Público são, portanto, positivas, ao contrário do que aconteceu na última grande remodelação, perfeitamente desastrosa. Agora, venha daí melhor conteúdo, pois os tempos não estão fáceis para a imprensa, esse negócio "velhinho" de quatro séculos.

(A versão em pdf do novo Público pode ser vista aqui)

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