28.4.07

O Público agradece

Se compararmos as primeiras páginas de hoje do Público e do DN, há uma dúvida que se dissipa: o DN abandonou, em definitivo, o campeonato dos jornais de referência, onde as notícias de cultura têm um peso assinalável.

O Público rasga, e bem, a primeira página com uma belíssima foto de Rostropovich, falecido ontem, aos 80 anos. Era considerado o maior violoncelista da segunda metade do século XX e distinguiu-se pelo combate aos duros regimes soviéticos, ao lado de Soljenitsine ou Sakharov.

Para o DN, nada disto contou. Não se encontra uma única ou ínfima referência à morte de Rostropovich na primeira. Mas temos, em grande destaque, uma foto do voo sem gravidade de Stephen Hawking para compensar... A "popularização" do DN está em curso, portanto.

O Público, naturalmente, agradece.

2 comentários:

  1. Já alguém dizia que "quem tem ética passa fome..."

    Ora o DN descobriu isso e muito mais...
    Espero que não passe do 8 para o 80. Era um jornal muito cinzento, quase ou mesmo, um folhetim do Governo. diziam algumas hostes lisboetas. Aguardo para ver no que se vai tornar.

    O PÚBLICO agradece e ainda bem, mas os portugueses preferem inevitavelmente os tablóides. O comum português não tem cultura suficiente para dar importância a uma leitura cuidada de um tipo de jornalismo profundo e responsável.

    É pena.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. "O Público agradece" ou não, visto que o sensacionalismo impera hoje na nossa sociedade. O DN não estará a adaptar-se ao público que existe?

    Dá que pensar e repensar...

    Marisa Pinho

    ResponderEliminar