28.10.07

O telemóvel reporta



Nos recentes incêndios na Califórnia, as imagens recolhidas por telemóvel foram abundantemente mostradas em sítios de média mainstream, como a CNN ou a NBC. A catástrofe foi um momento privilegiado para observar algumas tendências que estão a ganhar terreno no ciberjornalismo.

As fotos e os vídeos de telemóvel, como se sabe, não têm grande qualidade, mas, em situações como esta, servem para captar, com aquele carácter de urgência do momento, o que se passa em pontos muito distintos de uma grande área geográfica. Por isso, ainda que captados por cidadãos, passam a ter "valor noticioso".

No caso destes incêndios, o que mais impressionou foi a quantidade sem precedentes de vídeos captados e disponibilizados em ciberjornais de peso. Algumas empresas, como a NBC, já estão a fazer parcerias com novas empresas, especializadas em partilha de vídeos de telemóvel, como a Veeker, para gerirem os fluxos deste tipo de imagens.

O telemóvel como ferramenta de "reportagem" está aí.


A ler:
Mainstream media se apropriando das tecnologias e das estratégias dos amadores

1 comentário:

  1. Olá professor!

    Durante o meu estágio fui até Santa Maria da Feira para fazer uma notícia sobre um incêndio numa fábrica. O proprietário não nos deixou entrar então aguardamos cá fora pelos bombeiros. O comandante estava a explicar-nos como tinha sido o incêndio e qual a extensão dos estragos e de repente "sacou" do telemóvel par avermos os vídeos que tinha feito durante o incêndio.
    Realmente, o telemóvel é uma ferramenta que a maior parte das pessoas possui, e muitos modelos já têm cameras de vídeo com bastante qualidade. Está então mais do que potenciado o jornalismo do cidadão, qualquer indivíduo desde que munido com esta "arma" de registo pode efectivamente reportar um acontecimento.

    ResponderEliminar