17.8.06

TV Cabo raso

A TV Cabo está cada vez mais pimba, vergada ao popularucho mais asqueroso, com laivos de esoterismo de pechisbeque. Agora dá antena, ou melhor, cabo, a todo o tipo de vendedores da banha da cobra.

A machadada mais recente foi acabar com o canal GNT, que ainda conservava alguma decência na programação, e substituí-lo por uns apresentadores aprumadinhos de risca ao meio, que só de ver assusta.

Kama Sutra, tarot, cartomancia, misticismo, tudo o que esteja bem longe da razão, é o que está a dar. É sabido que, como dizia outro, Deus morreu e Marx também. Mas convém não exagerar.

Um zapping noctívago pelos canais da TV Cabo é uma experiência deprimente. Não dá nada de jeito. Salva-se um ou outro canal, com a BBC World e o Mezzo à cabeça. E lá se foi, há muito, esse bom luxo de minorias que era o Arte. O dinheiro, como se sabe, não vai com a cara das minorias. E era nisto que Pacheco Pereira devia pensar um pouco antes de defender a ideia absurda de privatizar tudo quanto é canal em Portugal.

Pouco há a esperar. A lógica das audiências lucrativas é implacável. Telespectador é mero número burro para fazer monte. Portanto, o mínimo agora é fazer como o Jesualdo e mudar de clube. Ou então sair para o terraço e contemplar as estrelas de Agosto.

2 comentários:

  1. Ou ler tranquilamente sentado no seu sofá, já q a noite de hoje ñ convida às estrelas, ouvindo um bom som!

    saudações

    ResponderEliminar
  2. Mas o que fazer se jornalismo de qualidade está em extinção e televisão aceitável está ainda longe de existir? O que nós jornalistas podemos fazer para mudar. Ficar sentada no sofá ou olhando as estrelas pode me satisfazer por 2 ou 3 noites, mas e depois? Fiz um juramento que em seu texto continha "ser transformadores da sociedade". Então é utopia? Discussões que trago desde o período de universidade onde nunca encontrei um resposta satisfatória, admitindo que ela exista! Tentei contribuir quando estava lá dentro com os programas culturais que criei pra tv e rádio e que felizmente continuam no ar, mas é só? Me sinto frustrada... impotente!

    ResponderEliminar