12.9.07

O Monde experimenta

O site experimental que o jornal francês Le Monde acaba de colocar online, o LePost.fr, é, de um ponto de vista da exploração das mais recentes tendências da Web (a chamada Web 2.0 ou Web social), interessante. Mas...

Os leitores podem criar a sua conta, blogar, publicar as suas próprias notícias, classificar, colocar etiquetas, interagir, personalizar, etc.. "le mix de l'info". As notícias são apresentadas, com vídeos do YouTube e Daily Motion à mistura, em formato blogue. O estilo de escrita é ligeiro e os títulos estão cheios de pontos de interrogação e exclamação.

A incorporação de ferramentas da Web 2.0 é aqui feita sem complexos e a todo o gás. Algo que o Le Monde.fr dificilmente poderia fazer sem ver afectada a sua aura de respeitabilidade. Um tipo que escreve "notícias" e coloca como sua a foto de uma figura dos Simpsons? Não resultaria.

O público-alvo do LePost.fr é outro. E aqui é que nos podemos interrogar sobre os possíveis caminhos do ciberjornalismo. Se, eventualmente, vierem a ser os que vemos nesta experiência (que não é única), temos razões para ficar preocupados. Acima de tudo, porque pressupõe um aligeiramento substancial, tanto na forma como no conteúdo, das notícias.


Outras leituras:
Le Post, nouveau venu parmi les sites d'information
LeMonde.fr lanza un medio filial para experimentar modelos editoriales

Sem comentários:

Enviar um comentário