11.9.07

Tesouradas no jornalismo

A tendência está a acentuar-se em países com economias mais desenvolvidas: o outsourcing, a subcontratação e o offshoring estão a tornar-se práticas correntes de gestão na indústria dos média, jornalismo incluído. Consequência directa: diminuição de empregos.

Como nota Mark Deuze, conjugadas com a diluição (online) das fronteiras entre jornalistas profissionais e amadores, estas práticas empresariais acrescentam um novo marco no percurso da «reconsideração» do jornalismo.

O outsourcing (delegação de operações não cruciais a entidades externas às empresas) já foi criticado pela Federação Internacional de Jornalistas, que considera que esta prática mina a qualidade jornalística. O organismo teme que as empresas se transformem em «fábricas de produção de informação poupadoras de dinheiro».

Nesta matéria, não valerá muito a pena ter ilusões: a tendência acabará por afirmar-se também em Portugal. Estará a classe jornalística minimamente preparada e organizada para enfrentar mais este desafio? Duvido.


A ler:
Media Jobs And Digital Futures
Outsourced subbing: another signpost to the future?

Sem comentários:

Enviar um comentário