9.9.07

Jornalismo e Internet em revista

Dada a muito escassa produção teórica sobre ciberjornalismo em Portugal, o lançamento de uma revista dedicada a esta temática não é um mero lançamento: é um acontecimento.

A revista Comunicação e Sociedade (número 9-10), da Universidade do Minho, apresenta-nos, a abrir, uma série de artigos de gente respeitada na área, a começar por Mark Deuze, que escreve sobre 'O jornalismo e os novos meios de comunicação social'.

A seguir, o dossier Dez anos de jornalismo online em Portugal, baseado numas jornadas que tiveram lugar na UM, em 2005. Textos de Rosental Calmon Alves, Helder Bastos, João Manuel Messias Canavilhas, Xosé López e Ramón Salaverría. Há ainda testemunhos de jornalistas portugueses ligados a ciberjornais.

Os contributos aqui recolhidos são de uma utilidade extrema para a compreensão do fenómeno ciberjornalístico em Portugal, e não só. Indispensável para investigadores, docentes, jornalistas e alunos de ciências da comunicação.

2 comentários:

  1. Olá!
    Aqui no Brasil, iniciei um esforço coletivo de reunir numa lista os principais blogs de pesquisadores em Comunicação no país. A idéia era simples: fazer um rol de professores, mestrandos, doutorandos, e pesquisadores em geral do campo da comunicação que mantivessem seus blogs.
    Esses pontos na web não precisavam tratar necessariamente da área, já que a intenção era mesmo aglutinar pessoas afins em algo, e com isso mostrar suas heterogeneidades.
    De sugestão em sugestão, chegamos a mais de cem endereços na lista, e agora, penso que é necessário abrir mais. Por isso, convido os colegas de Portugal e outros territórios em que se fala a Língua de Camões a constituir uma Lista Lusófona de Blogs de Pesquisadores em Comunicação.
    Sugestões podem ser mandadas para meu email.
    Um abraço
    RC

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia, Rogério :)

    ResponderEliminar